5 inovações na construção de condomínios horizontais

Os condomínios horizontais conseguem oferecer silêncio, tranquilidade e segurança aos moradores. Por isso, a cada dia que passa, eles chamam mais a atenção das pessoas que gostariam de ter um lugar mais calmo para morar, mesmo que dentro dos grandes centros.

Para atender a esse público, que está a cada dia que passa mais exigente, as construtoras estão sempre em busca de inovações. Isso influencia também na realização das obras e na rotina da equipe. Veja algumas inovações que estão sendo aplicadas nestas construções para agilizar o processo e melhorar o resultado.

Novidades na construção de condomínios horizontais

Conheça algumas novidades adotadas pelas construtoras na formação de condomínios horizontais.

Uso da tecnologia 3D

A busca pela qualidade e, ao mesmo tempo, por diminuir o tempo de construção dos condomínios é constante. Por isso, o uso da tecnologia, sempre que possível, vem sendo adotado pelas incorporadoras. Isso vale até mesmo para o material usado durante a obra.

Para isso, as incorporadoras têm apostado na impressão 3D durante a construção de condomínios horizontais. Elas são úteis tanto em construções modulares, na fábrica, quanto no canteiro de obra. Afinal, as peças de concreto podem ser fabricadas de forma precisa, in loco.

Pavimentadoras de concreto

Outra tendência de uso durante a construção é o uso da pavimentadora de concreto. Além de oferecer um resultado de mais qualidade, o uso desse maquinário reduzem os custos por hora de operação, ou seja, barateia a construção.

Versáteis, essas máquinas já conseguem até mesmo controlar a textura do pavimento e monitorar o processo de cura do concreto.

Robôs e drones

Os condomínios horizontais são construídos em grandes áreas. Isso deixa o processo de acompanhamento da obra ainda mais difícil, já que são muitos detalhes para serem mapeados e acompanhados. Para facilitar o processo, muitas construtoras estão usando drones e robôs.

Essas máquinas melhoram o levantamento de informações e, consequentemente, minimizam os erros nas inspeções. Além disso, os drones conseguem alcançar áreas diversificadas, evitando que pessoas tenham que ir até uma região que possa ser considerada perigosa para a equipe. Por isso, muitas empresas estão apostando no uso de drones para mapear a obra, verificar o andamento e evitar erros!

Construção modular

A construção modular é muito usada em outros países e, pouco a pouco, vem sendo adotada pelas construtoras no Brasil. O interessante é que ela pode ser personalizada, de acordo com o projeto do condomínio horizontal.

Além disso, o produto pode ser testado antes mesmo de ser instalado. Isso garante a funcionalidade e segurança. Como vantagens, a construção modular ajuda a aumentar a agilizar o término da obra e a reduzir desperdícios.

Automatização de canteiros de obras

Por falar em agilidade, a automatização do canteiro de obras também ajuda nesse processo e, por isso, vem sendo adotada pelas maiores construtoras. Afinal, elas conseguem sincronizar as informações do canteiro de obras com as do escritório. Dessa forma, agilizam o processo e facilitam a gestão.

Gostou das cinco novidades que apresentamos sobre condomínios horizontais? Então navegue em nosso blog para obter mais informações importantes!

Conheça Nossos Produtos

Faça uma cotação

Solicite um orçamento agora mesmo!
Começar cotação