Principais tendências para a construção civil em 2021

O setor da construção civil, assim como acontece com os demais passa por constantes transformações. Isso acontece para que seja possível oferecer o que o cliente precisa, de maneira eficiente, segura e rápida. E para 2021, as tendências tendem a ser muito influenciadas pela alterações trazidas pela pandemia.

A necessidade do isolamento social, bem como o maior cuidado com a higiene, já mudou a preferência dos compradores. Dessa forma, os empreendimentos do futuro precisam oferecer mais espaços e, ao mesmo tempo, oferecer conforto, tranquilidade e muito conforto. Confira algumas tendências do setor da construção civil, em relação às moradias, para 2021.

Novidades da construção civil em 2021

Os compradores que estão em busca de conforto e tranquilidade. Para isso, os projetos precisam contar com muitas áreas em comum como:

  • piscina;
  • espaço gourmet;
  • academia;
  • espaço kids;
  • espaço pets, entre outros.

Além disso, essas elas também procuram por itens de segurança e modernidade. Veja algumas inovações que estão fazendo sucesso no setor.

Minimercado inteligente

As pessoas pararam de sair e começaram a optar pela entrega de encomendas. Isso vale tanto para alimentos, quanto para itens do dia a dia, como produtos de higiene pessoal ou de limpeza, por exemplo.

Para atender a estes público, há uma tendência da instalação de minimercados dentro do condomínio. Por isso, os novos projetos de construção tendem a ter uma espaço especial para os minimercados, que agregarão valor à obra e vão atrair compradores.

Neles, os moradores encontram itens essenciais, do dia a dia, e podem fazer as compras sem deixar o condomínio. Para ficar ainda mais prático, o minimercado não tem acidente e atua no sistema self-checkout.

Iluminação

Se antes era preciso acender a apagar as luzes, os novos projetos devem ser automatizados. Por meio da tecnologia é possível programar para que as lâmpadas das área em comum ou das ruas acendam e apaguem em determinado horário.

Há alternativas nas quais um sensor identifica quando o ambiente está claro e desliga ou quando está escuro e acende. Tudo isso diminui o trabalho diário, oferece praticidade e ainda ajuda na economia de energia.

Armários inteligentes

Receber encomendas também precisa mais fácil e, por isso, nos novos projetos de construção condomínios devem estar incluídos os armários inteligentes. Também conhecidos como lockers, permitem que as encomendas sejam recebidas e fiquem guardadas em segurança. Quando o condômino chega, ele pode retirá-las, sem ter nenhum problema.

Para garantir a segurança, os armários inteligentes são abertos por meio de biometria. Dessa forma, apenas o dono terá acesso ao pacote.

Realidade aumentada

Embora muitas das inovações sejam relacionadas à estrutura e facilidades para o usuário, não é só neste ponto que o setor está mudando. A maneira de vender e mostrar a obra para um possível cliente também mudou.

A realidade aumentada já faz parte de alguns canteiros de obra e tende a crescer. Elas deixarão os projetos mais palpáveis e ajudarão o cliente a compreendê-lo. Dessa forma, a pessoa tende a se sentir mais segura em comprar um imóvel na planta, por exemplo. Afinal, terá uma visão real do que irá encontrar, depois que tudo estiver pronto.

Para a construtora, a grande vantagem dessa tendência é reduzir o ciclo de venda. Sem contar que consegue aumentar a produtividade e diminuir os imprevistos no canteiro de obra.

Resumidamente, assim como nos outros setores, o uso da tecnologia vai estar cada vez mais inserida na rotina da construção e nos projetos do condomínio. E a sua empresa, já se adequou?

Conheça Nossos Produtos

Faça uma cotação

Solicite um orçamento agora mesmo!
Começar cotação