Quais os 5 materiais mais utilizados na construção civil?

No mercado, é possível encontrar diferentes tipos de materiais para uso na construção civil. No entanto, seja para começar uma obra ou uma reforma, há alguns itens que são praticamente indispensáveis.

Claro que, para que o resultado seja impecável, é preciso sempre escolher as melhores marcas. Confira abaixo os materiais mais usados na construção civil e suas aplicações.

Principais materiais usados na construção civil

Cimento

É um dos materiais mais vendidos em loja de construção, por ser usado em toda a obra. O pó fino consegue se tornar uma massa, que é capaz de unir outras matérias-primas. Dessa forma, o cimento está presente em praticamente todas as obras. Seja nos projetos de construção civil mais simples aos mais elaborados.

Isso é possível porque o cimento é composto de argila, calcário e óxidos de ferro e alumínio. Essa mistura é a base da formação do concreto, que leva também água, areia e pedra em seu preparo. Além disso, ele também é necessário para a preparação da argamassa.

Neste caso, a mistura feita é com areia, cimento e água. A argamassa é usada para realizar o assentamento de alvenarias, os revestimentos e até para nivelar superfícies.

Tijolos

Claro que o uso dos tijolos na construção civil não é uma unanimidade. Porém, na maioria dos casos, ainda são eles que são colocados, um sobre os outros, até formarem as grandes estruturas da obra. Além disso, eles também são aplicados na decoração de ambientes.

Há também a possibilidade de deixá-los expostos, para dar mais rusticidade ao local. Já para quem quer oferecer mais elegância ao ambiente, tem opções como os tijolos de vidro, por exemplo. Eles são comumente usados em ambiente que aceitam a passagem de luz e do ar, levando requinte e charme ao local.

Telhas

A finalização de todo projeto da construção civil depende das telhas para ser realizada. O telhado pode ser embutido ou exposto e a escolha da telha vai depender muito do projeto. Dentre as mais comuns há as de:

  • cerâmica;
  • amianto;
  • metal;
  • plástico;
  • vidro;
  • madeira.

Pisos e revestimentos

Na parte inferior, os projetos de construção civil precisam ser finalizados com pisos ou revestimentos. Além de levar beleza ao local, esse material protege a superfície de desgastes, infiltrações, entre outros.

A escolha do material varia muito de acordo com o projeto e com o orçamento da obra. Há desde opções mais econômicas, como o piso vinílico, até os que optam pelo revestimento feito em mármore. Neste segundo caso, o valor da obra aumenta muito.

Madeiras

Muito resistente, a madeira também pode ser útil nas mais diferentes etapas da obra. Se você parar para observar o local no qual está, certamente vai encontrar madeira, seja no telhado, no piso, nas portas, forro ou apenas na estruturação da obra. O material também é aplicado na construção de mezaninos e divisórias.

Além disso, a madeira pode ser uma grande aliada na decoração, seja para dar um ar mais rústico ou aconchegante ao local. Por isso, é muito usada na em casas, áreas de piscina ou churrasqueira.

Gostou das informações? Então navegue em nosso blog e descubra todas as novidades da construção civil.

Conheça Nossos Produtos

Faça uma cotação

Solicite um orçamento agora mesmo!
Começar cotação